SOBRE A BAÚ+

QUEM SOMOS

Somos um grupo de lojas localizadas na Alameda das Espatódeas, em que arte, design e contemporaneidade se misturam. Lugar onde você encontra móveis e peças de decoração para compor ambientes internos e externos com praticidade e elegância.

Buscamos atualizar nossos clientes com as últimas tendências, inteirando-nos sobre suas necessidades e gostos individuais construirmos, juntos, o melhor resultado em decoração.

Valorizamos o novo, o diferente, gostamos de arriscar, de misturar o que temos em casa com o que vem de fora. Por isso, temos em nosso portfólio nomes renomados do design brasileiro e marcas pioneiras do design internacional. Acreditamos que tal combinação traz resultados surpreendentes.

NOSSA HISTORIA

A Baú+ é uma empresa que, embora jovem, carrega muitas histórias.

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1996 | Inauguração Baú Baú

Somos “cria” de uma outra marca conhecida como Baú Baú, fundada pelas irmãs Tuxa e Helena Pires. Elas criaram um nicho diferente no mercado soteropolitano, com produtos únicos, assinados por artistas plásticos brasileiros em uma galeria situada no Ondina Apart Hotel.

2

1997 | Exposição no MAM e mudança para o Pelourinho

Depois de um ano atuando no segmento, a Baú Baú amplia o mix de produtos, abrangendo peças de arte africana. A Coleção Mama África foi tema da sua primeira exposição no MAM (Museu de Arte Moderna de Salvador) com a curadoria de Marcelo Kruschewsky. Posteriormente, a loja foi transferida para um espaço maior no Pelourinho, principal cartão postal de Salvador.

3

1998 | Segunda exposição no MAM e abertura de nova loja

A Baú Baú lança uma coleção com foco na arte indígena. A Coleção Eriotá, como foi chamada, foi tema da segunda exposição no MAM, dessa vez com curadoria da FUNAI. No mesmo ano, a empresa abre a sua segunda loja no antigo Hotel Meridian, no bairro do Rio Vermelho.

4

1999 | Loja das Espatódeas e mobiliário asiático

A convite do então embaixador do Brasil na Indonésia, Tuxa e Helena viajam até o sudeste asiático e vislumbram uma nova oportunidade: a importação da linha de móveis e objetos rústicos, que se tornou a marca registrada da Baú Baú.
Com a ampliação da linha de produtos, a empresa abre na Alameda das Espatódeas a sua terceira loja, tornando-se pioneira na região, que hoje é referência em arquitetura e decoração em Salvador.

5

2000 – 2001 | Terceira exposição no MAM e abertura da quarta loja

A Baú Baú lança a Coleção de Arte Popular Brasileira, que tinha como protagonistas as obras da Oficina de Agosto e de Elisa Pena. Uma nova loja, a quarta do grupo, é inaugurada na Costa do Sauípe, juntamente com uma exposição do Divino Espírito Santo na vila do complexo hoteleiro. Essa mostra fez com que a Baú Baú fosse convidada pela terceira vez para expor no MAM, contando com a curadoria do artista plástico Toti. A loja do Meridian encerra as atividades devido ao fechamento do hotel.

6

2003 | Lançamento da linha de vestuário e inauguração da loja do Aeroporto de Salvador

A Baú Baú lança uma linha de vestuário no estilo balneário, com roupas e acessórios femininos importados da Indonésia. Para esse lançamento, foi inaugurada uma loja no Aeroporto de Salvador, enquanto a loja da Costa do Sauípe era ampliada para receber essa nova linha de produtos.

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2004 – 2008 | Abertura de duas novas lojas e da loja galpão em Lauro de Freitas

Foram abertas as lojas da Praia do Forte e do Shopping Paseo para venda exclusiva de vestuário. Em Lauro de Freitas, foi inaugurada a principal loja da marca em um galpão de mais de 2.000 m², projetado por David Bastos.

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2013 | Inauguração da Baú+

Inspirados pela trajetória da Baú Baú, Edgar e Pedro, filhos de Tuxa, decidem abrir uma loja no mesmo segmento, mas com outra proposta de mobiliário e decoração, valorizando o design contemporâneo brasileiro. A Baú+ é inaugurada na Alameda das Espatódeas em um prédio de 1.000 m² projetado por David Bastos, onde funciona atualmente.

9

2018 | Abertura da flagship store

Idealizada por Phillip, filho de Tuxa, a Baú Signature, loja conceito que tinha como proposta aproximar ainda mais a marca dos seus clientes, oferecendo coleções exclusivas em uma atmosfera diferenciada, foi inaugurada no Shopping Barra.

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2018 – 2019 | Lançamento do rooftop e conquista de ícones do design brasileiro

A Baú+ inaugura sua linha de área externa no rooftop da loja, iniciando uma parceria com a Patio Brasil, uma das maiores marcas de mobiliário outdoor do país. No mesmo período, a Baú+ consegue trazer grandes nomes do design brasileiro, como Aristeu Pires e Indio da Costa, hoje marcas exclusivas da loja.

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2020 | Início de um novo ciclo

A operação das lojas Baú Baú é encerrada após o término da sociedade entre Tuxa e Helena.
Tuxa decide dar continuidade ao segmento de decoração em um novo formato, junto com os seus três filhos, criando uma nova marca: a Baú+ Objetos. Com foco no serviço de produção de ambientes, a nova loja na Alameda das Espatódeas comercializa os produtos importados, ícones da Baú Baú, e a linha de móveis e objetos de design da Baú+.

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2021 | Comercialização de grandes marcas internacionais

A Baú+ e a Baú+ Objetos, agora como um único grupo, conquistam o direito de comercializar com exclusividade algumas das marcas mais prestigiadas no mundo. Vitra, Magis e Artek entram no portfólio das lojas.

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2022 | Aquisição das franquias Natuzzi

O Grupo Baú+ adquire as franquias Natuzzi Italia e Natuzzi Editions, passando a operar as lojas da tradicional marca italiana em Salvador.